ENCRUZILHADA FICA EM PRIMEIRO LUGAR NA COXILHA NEGRA DA CANÇÃO
Monday, November 30th, 2009A zamba “Depois do Ronco do Mate” venceu a Coxilha Negra da Canção. O evento aconteceu no último fim de semana , na cidade de Butiá. Os compositores da música vencedora foram os encruzilhadenses Ricardo Hass (letra) e Jader Duarte (melodia). Jader foi o intérprete da música que faz uma crítica ao plantio do eucalipto no Estado.
Competiam no festival nativista nomes de peso da música gaúcha como Shana Müller e Juliano Gomes, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Visivelmente emocionado, Jader narrou o momento da premiação: “a hora que aparecemos no telão foi uma loucura”, diz Jader. Além do troféu, o time vencedor levou uma premiação em dinheiro de R$3000,00.
Confira outras informações sobre a obra vencedora:
DEPOIS DO RONCO DO MATE
Interpretação: Jader Duarte e Jader Leal
Letra: Ricardo Hass; Música: Jader Duarte
Grupo musical: Rafael Rocha (violão solo); André Gonçalves (violão solo); Gérson Souza (contrabaixo); Luis Fernando Santos (cajón)
Depois do ronco do mate
me bate uma solidão
ao ver florestas sobre a pampa
bebendo a agua do chão
O pago sente o descaso
ocaso de uma labuta
as tropas andam distantes
bem distantes as reculutas
Reponto novas auroras
esporas andam bem quietas
só renasce meu galpão
na inspiração de poeta
O campo ficou pra trás
nao há mais tiro de laço
florestas não dão guarida
prá lida buena que faço
O relincho de um cavalo
quando o galo chama o dia
principia mais uma rima
em cima da melodia
Um rincão brota no peito
com jeito que eu conheço
alço a perna toco em frente
prá um novo recomeço
Tem razões este meu canto
encantos que eu perdi
ficam estancias taperas
das eras que eu vivi
Será o ronco do mate
arremate de uma lida
e um gaucho sentimento